top of page

PROJETO TV ESTEVES PARA SEMANA EDUCAÇÃO PARA VIDA

  • Tio Cris
  • 10 de set. de 2018
  • 4 min de leitura

PROJETO TV ESTEVES

E. E. DR. JOSÉ ESTEVES RODRIGUES

AUTOR: CRISTIAN ALAN RIBEIRO MOTA

APRESENTAÇÃO:

Com finalidade de contextualizar históricamente este projeto, seguem um trecho extraído de uma matéria disponível no site Tecmundo, acesso em 10/09/2018 pelo link: https://www.tecmundo.com.br/projetor/2397-historia-da-televisao.htm.

Atualmente, é difícil acreditar que a televisão era um artigo de luxo e que a imagem não passava de alguns chuviscos difíceis de decifrar. Mas, tempo passou e, assim como outros de meios de comunicação, a televisão se popularizou, a tecnologia evoluiu, o preço diminuiu e ela conquistou a preferência de todo o mundo.

Assim como várias invenções brilhantes, a televisão contou com o trabalho de vários pesquisadores ao longo de anos até estar pronta para transmitir seus sinais aos telespectadores. As primeiras transmissões experimentais foram feitas em meados da década de 1920. Experimentos realizados em 1926 na Inglaterra, Japão e nos EUA em 1927 marcam o início das transmissões de imagens e sons.

Como a televisão foi desenvolvida por várias pessoas, em diferentes lugares do mundo, não há um consenso acerca da primeira transmissão oficial, mas o que se sabe é que a empresa AT&T foi uma das pioneiras ao realizar uma transmissão na cidade de New York, mas na época (1927), somente algumas pessoas tiveram acesso à transmissão.

Já na década de 1920, as primeiras celebridades começaram a surgir e a fazer muito sucesso. O Gato Félix é considerado o primeiro personagem a ter sua imagem veiculada na TV em 1928. Ele era utilizado para a regulagem dos aparelhos transmissores, já que era em preto e branco, naquela época as cores perfeitas para o ajuste dos equipamentos recém inventados. O desenho do gato foi feito em papel e transmitido ao longo de duas horas por dia e as imagens recebidas eram de apenas dois centímetros de altura.

As imagens transmitidas nos anos 20 eram de baixíssima resolução, tendo em vista que eram de aproximadamente 60 linhas. Hoje, as televisões analógicas têm resolução de aproximadamente 480 linhas. Mas depois da primeira transmissão nos anos 20, os avanços tecnológicos nunca mais pararam e a evolução das TVs também não.

A década de 1930 serviu para a lapidação da televisão. Eventos como a Segunda Guerra Mundial, de certa maneira, ajudaram a alavancar o desenvolvimento dos aparelhos e tecnologias de transmissão, pois as pesquisas realizadas na época foram intensas. Grandes emissoras também já haviam surgido na década de 30. Canais como a BBC, CBS e CGT abriam as portas para a transmissão de programas e eventos esportivos.

Os aparelhos de TV já começavam a ser produzidos em larga escala, mas eram poucas as pessoas que tinham acesso a ele, tendo em vista que o rádio ainda era o meio de comunicação predominante e os preços ainda eram proibitivos. Nos anos 30, as telas do televisor dificilmente ultrapassavam as cinco polegadas, desta forma era difícil assistir a alguma coisa.

Historicamente, o boom da televisão foi nos anos de 1950. Os eletrodomésticos invadiram os lares dos estadunidenses e ídolos como Elvis Presley davam fôlego ao American Way of Life. Antes disso, em 1940, foi realizada a primeira transmissão em cores que se tem notícia e as transmissões esportivas e os primeiros telejornais começaram a ganhar destaque.

Ainda na década de 50, milhares de pessoas já tinham acesso à TV nos EUA, Europa e Ásia e, para alegria dos brasileiros, ela desembarcou por aqui com a ajuda do empresário Assis Chateaubriand.

A rede Tupi, criada em 1950, foi a primeira emissora de televisão do Brasil e reinou absoluta ao longo de muitos anos. Para fazer sua idéia decolar, Chateaubriand trouxe dos EUA 200 aparelhos de TV e os espalhou pela cidade, onde quem passava pela rua era “hipnotizado” pelas imagens e sons do mais novo invento a desembarcar em terras tupiniquins.

A explosão da televisão no Brasil pode ser observada seis anos após sua chegada. No ano de 1956 o país já possuía o expressivo número de 1,5 milhão de aparelhos. A invenção do controle remoto no início dos anos 50 impulsionou a compra de televisores no mundo inteiro e também, revolucionou a forma com que se assistia à televisão.

As emissoras agora tinham um forte concorrente, o botão da emissora rival a poucos centímetros de distância, desta forma precisavam ter uma programação diversificada e de alta qualidade para atrair telespectadores e, claro, anunciantes.

Dadas as devidas proporções da TV na vida do Brasileiro e da população mundial como instrumento de comunicação eficaz surge a idéia de elaboração desse projeto em nossa escola em consonância com nosso projeto, Rádio Esteves, já em execução. O diferencial é que este será um projeto para a Semana Educação Para a Vida.

OBJETIVO GERAL:

  • Promover entreterimento e desenvolvimento no que diz respeito à comunicação em nossos alunos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Despertar gosto pela comunicação:

  • Validar a importancoia da telecomunicação na atualidade;

  • Propiciar interação dos educandos com diversos campos artisticos, jornalísticos e culturais;

DESENVOLVIMENTO:

Ao longo de dois meses de trabalho antes da semana de educação para a vida, os professores responsáveis pelo projeto que serão definidos em módulo II, orientarão a equipe de alunos escolhida na construção de programas de entreterimento, telejornais, debates e anúncios, para simulação de uma programação de TV a ser gravada nesse período e apresentada em um dos dias da semana educação para vida.

Após construção e gravação dessa programação, ela será editada através de softwre gratuito por alunos com auxílio dos professores responsáveis.

Os programas podeme devem estar relacionados ao cotidiano escolar e os conteúdos disciplinares estudados na escola.

Sugere se que inclua os alunos que fazem parte do PROJETO RÁDIO ESTEVES, pela experiência com comunicação já adquirida, mas que haja inserção de mais alunos por se tratar de um projeto ainda maior e mais complexo.

RECURSOS:

  • Data show;

  • Som com mesa;

  • Microfones;

  • Notebook;

  • Malhas;

  • Cadeiras para público;

  • Celulares ou camera para gravação dos vídeos;

  • Outros que se fizerem necessários às apresentações,

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

O evento de apresentação será aberto para participação da comunidade, para que todos possam prestigiar o trabalho do alunato, como forma de incentivo à cultura e à participação de todos na escola.

Janaúba, 10 de setembro de 2018.

 
 
 

Comments


POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:

© 2017 por CRISTIAN ALAN. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page