Do computador de mesa ao toque na tela
- Tio Cris
- 9 de nov. de 2018
- 2 min de leitura

Ao observar crianças brincando no computador do pai, resolvi postar algumas palavras sobre essa nova era digital.
Encontrei em um site de pesquisa um conceito técnico para a Era da Informação ou Era Digital, onde diz que estes termos são frequentemente utilizados para designar os avanços tecnológicos advindos da Terceira Revolução Industrial e que reverberaram na difusão de um ciberespaço, um meio de comunicação instrumentalizado pela informática e pela internet.
Ocorre que já se passaram algumas décadas da criação do computador de mesa e do advento do acesso a internet nas casa dos brasileiros. Ao passo que já trocamos o teclado físico, o mouse pelo sistema Tolkscreen, ou seja, nosso teclado e mouse agora são digitais. O usuário se adaptou tanto a comodidade de tocar na tela do smartphone ou tablet, que o computador com estrutura física tem caído em desuso.
Chegamos ao ponto em que as crianças, como as que observei, já crescem sabendo utilizar o teclado virtual e a tecnologia do toque na tela para que as coisas aconteçam. Observei que crianças que não tem contato com computadores físicos em casa, ao ter acesso a eles tentam teclar na tela do monitor ao invés de utilizar o teclado físico, chegando ao ponto de ficarem irritadas porque as coisas não mudam ao tocarem na tela.
Chego à conclusão que as crianças de hoje e adolescentes de amanhã já tem a tecnologia da informação como ultrapassada. O velho e bom computador de mesa já está caindo em desuso.
Mais do que nunca, nós profissionais da educação devemos estar atentos a esta mudança. Precisamos estar conectados com o mundo de nossas crianças, nos adolescentes para conseguir utilizar toda esta tecnologia digital em favor da educação.
Comments