Projeto para criação de "Fanfarra".
- Cristian Ribeiro
- 20 de jun. de 2019
- 3 min de leitura

Introdução
O objetivo desse projeto é a criação de uma Fanfarra para nossa escola. Esse é um anseio antigo da escola e de toda a comunidade escolar, inclusive dos alunos, principais personagens desse feito. A Fanfarra possibilitará ao estudante o desenvolvimento de aptidão musical, o cultivo do patriotismo na escola e a valorização da cultura através da música. Acrescenta se que um grupo de fanfarra é um instrumento poderoso de resgate social, onde nossos estudantes e demais jovens da comunidade podem dedicar o tempo a uma atividade saudável e com isso superar o risco de vulnerabilidade social.
Justificativa:
Vivemos numa época conturbada. A crise entre valores permanentes e os novos valores emergentes da nossa sociedade em transição, coloca em risco o ético e o estético.
Mais doloroso ainda é a situação psicológica de adolescentes e jovens que, no processo natural de aculturação, necessitam de modelos positivos a imitarem, na autoafirmação de suas personalidades em formação.
Este projeto prevê o desenvolvimento de várias formas de participação e integração onde o aluno será possibilitado de exercer sua criatividade, a iniciativa, a reflexão, a auto disciplina e a solidariedade.
A prática da cidadania, pelo exercício da participação em projetos coletivos, melhora a auto-estima e isto traz reflexo imediato na qualidade de vida, com importante retorno qualitativo para as organizações. Por outro lado, a criatividade e o gosto estético são algo que se aprende e se desenvolve.
É fundamental para o sucesso e a continuidade desta integração, que todos os envolvidos tenham consciência da sua importância e de seu papel para que possamos atingir nosso objetivo de valorização da vida. Haveremos de provar a nós mesmos, que os valores perenes da participação, da amizade, da iniciativa e da solidariedade, não podem sucumbir-se por nossa omissão, personalismo ou descaso.
A fanfarra será um ótimo instrumento de cultura, na busca de melhorar o comportamento, autoestima, disciplina e o respeito dos jovens. A Fanfarra desperta interesse e paixão aos jovens e crianças levando assim, as lideranças a acreditar no projeto.
Objetivo Geral:
Criação de fanfarra musical para Escola Estadual Doutor José Esteves Rodrigues.
Objetivos Específicos:
Desenvolvimento de aptidão musical em instrumentos de percussão pelos alunos;
Cultivo do sentimento de patriotismo por meio de instrumentos muito utilizados em momentos cívicos;
Valorização da cultura através da música;
Fazer com que os jovens sejam capazes de cumprir regras;
Resgatar valores;
Melhorar a auto-estima;
Despertar a sensibilidade e o respeito por si e pelo próximo;
Mostrar a importância do bom relacionamento humano através da inclusão de alunos com deficiência;
Aguçar o senso rítmico e a percepção visual;
Ampliar ou desenvolver o gosto pela música;
Trabalhar a coordenação motora;
Desenvolver a sociabilidade e afetividade.
Metodologia:
Desenvolver atividades de educação da voz, canto e instrumentos de percussão e sopro (trompete);
Procurar envolver todos os alunos matriculados na escola, bem como outras crianças e jovens da comunidade que queiram participar;
Divulgar o trabalho em primeiro lugar à comunidade onde a escola está inserida, e posteriormente a toda rede de educação de Minas Gerais;
Oportunizar a participação da banda em eventos;
Valorizar a disciplina, a postura incentivando uma convivência harmoniosa e alegre dentro do grupo.
Responsáveis envolvidos:
Toda a comunidade escolar onde a escola está inserida;
Alunos, monitores e equipe gestora da escola;
Público Alvo:
Alunos matriculados na escola, bem como outras crianças e jovens da comunidade que queiram participar;
Conclusão:
Muito mais do que trabalhar a musicalidade, as fanfarras vão crescendo em sua importância no processo ensino-aprendizagem nas escolas da educação básica. Além do contato com instrumentos diversos, os alunos aprendem a ter mais disciplina, cumprindo horário, aprendem a trabalhar em equipe na execução de coreografias e aprendem a respeitar o outro, ter mais interação com alunos de outras escolas. Para participar das fanfarras, os alunos devem apresentar boa frequência, bom comportamento nas aulas e aprendizagem. As fanfarras apresentam-se em eventos cívicos como aniversário de cidades, 7 de setembro, festas de escolas, entre outros, e isso oportuniza aos envolvidos, maior interação social com a sociedade.
Distrito de Quem Quem, 18 de junho de 2019

Comments